Páginas

Para ver em tela cheia, por favor, click na imagem

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DE PINGO EM PINGO UM BOI DE HISTÓRIAS/2010



De Pingo em Pingo um Boi de Histórias


Consta na memória do povo sete lagoano o registro oral da brincadeira do Boi da Manta desde 1914, na antiga festa do divino no bairro Várzea, que mais tarde ficou sendo conhecida como festa do Escorrega. De 1977 a 1982 o bloco carnavalesco Do Pingo no bairro São Geraldo (bairro que faz divisa com a praça do escorrega) saiu com o Boi da Manta. Ainda, na micro região de Sete Lagoas, há algumas manifestações religiosas onde a história do Boi da Manta é usada para fazer alusão ao milagre da ressurreição, na ocasião é contada a saga dos personagens Pai Francisco e Catirina, ele na ansiedade de satisfazer o desejo da mulher grávida, mata o melhor boi da fazenda e tira –lhe a língua para ela comer, no desespero com medo de um castigo do capitão, dono do boi, Pai Francisco vai pedir ajuda a um índio que junto com as rezadeiras e um padre escolhem uma criança, pura de coração, para soprar o boi (sopro da vida) e dessa forma ressuscitar o animal, daí por diante há uma grande festa no terreiro da fazenda comemorando o milagre da ressurreição.
Com intenção de valorizar personagens que fazem parte da alegria do povo de Sete Lagoas, o Bloco Boi da Manta, durante o carnaval 2010 irá homenagear os antigos foliões do extinto bloco do Pingo. A intenção é reavivar a memória e mostrar, através dos bonecões e do enredo, um pouco da tradição carnavalesca dos tempos antigos.

“Sete Lagoas tem tradição e história carnavalesca, basta ouvir as pessoas que participavam desta maravilha chamada carnaval. Era muito bom passar os dias trabalhando em minha casa para o bloco ir à rua, todos os vizinhos e amigos vinham para minha casa e aqui conversamos e tínhamos várias idéias”
Dona Darcy de Souza Martins esposa do senhor Elizeu José Martins, (Pingo).


Pesquisa artística – Paulo Henrique de Souza (Paulinho Boi da Manta)
Direção Musical – Dionei Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário